segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

GINA

Primeiro, um pequeno esclarecimento. Não, não é aquilo que alguns de vocês - suas mentes perversas - estão a pensar.

Meet GINA Light Visionary Model!

A busca por carroçarias cada vez mais leves é um dos grandes desafios dos projectistas de automóveis. Alumínio, titânio e fibra de carbono são os materiais mais utilizados na criação de um veículo, mas porque não utilizar tecido? Foi justamente isso que a BMW fez com o seu novo carro conceito... Denominado GINA Light Visionary Model, o modelo, uma espécie de Z4 de pano, segue o que a marca chama de 'design orgânico'.
Capaz de mudar de forma, o carro futurista possui um chassis composto por cabos de alta resistência e barras de fibra de carbono. Por baixo dos panos (sem trocadilho), a BMW afirma que o GINA - sigla em alemão para Geometria e Funções Adaptavias - possui uma série de pequenos motores elétrico-hidráulicos, responsáveis pelas mudanças no formato da carroçaria.
Os faróis, ficam escondidos sob o tecido quando estão apagados e abrem-se como pálpebras ao serem acionados, imitando os movimentos do olho humano.
Apesar do aspecto metálico do tecido que cobre o chassis, pequenos detalhes denunciam o material alternativo. Ao abrir as portas vê-se claramente o tecido, que fica enrugado. O acesso ao motor é como abrir uma casaco, contudo, em vez de um fecho, motores elétricos tratam da abertura do capô. Mesmo sendo algo impensável para os tempos atuais, a BMW afirma que a solução pode ser usada na indústria. Quem diria que mecânicos no futuro seriam substituídos por costureiros.

É apenas o meu próximo carro...ou não!

domingo, 25 de janeiro de 2009

Voltinha...

Esteve longe da volta épica do ano passado (aqui), mas sempre foram 3h e cerca de 90km de sobe e desce...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Há dias e dias...

Mas antes disso e voltando às surpresas do ano, os dias passam e não param de me surpreender...
Depois da sensação que tenho em cada início de ano, quando toda a gente (parece que) pensa que pode mudar o mundo, simplesmente porque deixamos de escrever Dezembro e passamos a escrever Janeiro...
Há outras coisas que nunca mudam, estou a ter uma sensação de deja vu, no ano passado foi em Fevereiro, este ano houve uma pequena antecipação...enfim...let it go!


Voltando ao assunto, há mesmo dias e dias, dias em que treino (muito) e dias em que não faço absolutamente nada...não tem sido um início de época fácil.
Confesso que estou com uma certa curiosidade em ver como corre a primeira prova do ano, e comprovar o que (não) estou a andar!
Para os curiosos as maiores semanas, e nunca foram coincidentes, tiveram 18km de natação, 265km de ciclismo e 60km de corrida...as menores...bem digamos que não quero falar nisso, foram vários zeros...


É nestas alturas que queria ser sobredotado, assim tipo o puto Silva, que leva a BTT para a volta à Serra, dá-se ao luxo de andar fora de estrada, subir rotundas, e ainda recolar pessoal no grupo...tudo isto com uns daqueles pneus gordinhos...enfim, haja pernas e talento!

Num aparte, obrigado a quem fez o favor de dar o devido encaminhamento a minha tralha da natação.
Por momentos cheguei a fazer contas de cabeça e a pensar na chatice que ia dar repor tudo aquilo!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Cinco dias...

O ano ainda só tem cinco dias, mas cada um tem sido mais surpreendente que o anterior...
Tem sido um início de ano verdadeiramente anormal...e não falo da quantidade abismal de chuva que já apanhei...

Com tão longo caminho pela frente...

...a coisa promete!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

2008...

Até começou relativamente calmo, mas acabou num verdadeiro "pé de vento"!

Que o próximo ano seja melhor que o que agora terminou...